Seu coração é muito importante


Hipertensão arterial

 
O que é a hipertensão arterial sistêmica?
 
Situação na qual o sangue circula no sistema cardiovascular (que é um sistema fechado de fluído) com uma pressão acima dos níveis considerados normais.  Durante algum tempo, se esses níveis de pressão permanecerem elevados, podem ocorrer uma série de complicações como infarto do miocárdio, acidente vascular cerebral (AVC, derrame), aneurisma de aorta , insuficiência cardíaca e pode matar. Sendo assim , é fundamental que os níveis pressóricos estejam dentro dos limites considerados normais. 
 
 
Como deve ser feita a medida da pressão arterial?
 
Em aparelho de coluna de mercúrio ou nos aneróides (mais conhecidos) . Apesar dos aparelhos digitais apresentarem a proposta da praticidade, a pressão aferida nesses dispositivos apresentam uma margem de erro importante. A aferição deve ser feita em ambos os membros superiores  com a pessoa em repouso e em muitos casos , deve-se repetir em  3 minutos.



Como a pressão arterial sistêmica varia ao longo das 24 horas do dia? 

O organismo obedece o chamado ritmo circadiano no qual inúmeras alterações ocorrem ao longo desse período. Alterações, sobretudo hormonais, ditam as normas, por assim dizer, das situações provocadas por essas oscilações. A pressão arterial sistêmica é extremamente dinâmica e segue, além desse ciclo de 24 horas, modificações impostas ao corpo como atividades físicas, contrariedades, uso de substâncias e etc. Num organismo normal, existe uma queda da pressão arterial sistêmica durante o sono, bem como diminuição da frequência cardíaca. O organismo hipertenso perde essa queda dos níveis pressóricos, podendo representar, às vezes, o primeiro sinal da doença.