Seu coração é muito importante


Colesterol

 

 
O que é o colesterol, para que serve e por que o excesso pode fazer mal à saúde?
 
É a base para a formação de muitas substâncias no corpo, incluindo hormônios. Basicamente, o colesterol de baixa densidade , ou LDL da língua inglesa, quando sofre um processo chamado de oxidação, começa a provocar uma reação na parede interna das artérias que são os vasos sanguíneos que levam o sangue para todas as células do corpo. Essa reação vai aumentando , caso os níveis do LDL colesterol permaneçam elevados e formam a chamada placa de ateroma, diminuindo o calibre da artéria e assim o fluxo de sangue. Se uma placa se rompe, o organismo reage , formando um trombo (coágulo) que faz com o que o sangue não passe mais e assim, provocando a morte das células da área irrigada por esse vaso. Essa morte celular se chamainfarto.
 
 
Como andam seus níveis de colesterol?
 
Saiba que se você não tem fatores de risco para doença vascular como infarto do miocárdio e acidente vascular cerebral(AVC), é satisfatório que o colesterol LDL fique abaixo de 130 mg% e que o bom esteja pelo menos em 45 mg%. Caso apresente fatores de risco como obesidade, sedentarismo, tabagismo, história familiar, diabetes, infarto ou AVC prévio, deve haver um esforço para manter o LDL em torno de 70 mg%, sabendo-se que deve-se tentar subir os níveis do HDL o máximo que for possível, pois esta fração do colesterol apresenta fator de proteção para estas doenças.



Por que o colesterol sobe?
 
Na grande maioria dos casos, em função de uma alimentação rica em colesterol, associada a uma diminuição de atividades físicas regulares. O estresse emocional é também um fator que associado aos outros, tem se mostrado  nocivo no aumento dos níveis dessa substância. Há pessoas que têm uma propensão a fabricar mais colesterol através do fígado, apesar de manterem uma dieta relativamente saudável.
 
Quando tomar remédio  para baixar o colesterol?
 
Quando a dieta e atividade física não conseguem estabilizar essas taxas no sangue, ou ainda, se os níveis estiverem bastante elevados, inicia-se remédio e se enfatiza a necessidade de balancear a alimentação e incrementar atividades físicas regulares. 


Como a prática de execícios atua na prevenção, controle e combate ao colesterol?

É sabido, através de estudos e estatísticas, que a atividade física regular promove uma série de benefícios para a saúde. Além de diminuir o peso e melhorar a parte osteo muscular, promove a liberação de várias substâncias do endotélio que é a parte mais interna dos vasos sanguíneos e é uma verdadeira glândula. Essas substâncias são capazes de impedir a formação de trombos e promovem dilatação das artérias, melhorando a irrigação e mantendo a pressão arterial em níveis satisfatórios. Além disso, os exercícios conseguem promover o aumento da fração de colesterol HDL que protege o sistema vascular de placas obstrutivas e ainda fazem com que ocorra uma queima do colesterol LDL que em excesso, se torna nocivo. 

Como controlar os níveis de colesterol através da alimentação?

Evitando-se determinados alimentos:


1) Queijos amarelos, dando -se preferência aos brancos (Minas, Ricota, Cottage).
 
2 ) Alimentos que contêm a gema do ovo (massas, pão de queijo, doces feitos com gema).
 
3) Carnes porcinas e bovinas, mesmo que magras. Nesses animais, a gordura é entranhada com as fibras musculares. Já o peixe e o frango sem pele não apresentam essas características em suas fibras. No entanto, não devem ser preparados com óleo, manteiga, margarina e mesmo o azeite, porque esses produtos contêm colesterol.  O azeite extra virgem tem a propriedade de ajudar a elevar o bom colesterol (HDL), mas pode elevar o ruim (LDL). Assim , fica indicado quando os dois tipos de colesterol estão baixos.
 
4) Miúdos de galinha (coração, fígado e etc).
 

5) Frutos do mar (siri, lagosta , camarão  e etc).